Diga NÃO

não

Dizer sim quando quero dizer não é dar mais
valor aos outros do que a mim, é não colocar
meus limites, e isso é não me respeitar.

É o mesmo que dizer que o que eu sinto não
vale nada, que os outros podem passar por
cima de mim à vontade.

E eles passam, sem dó nem piedade.
Hoje estou aprendendo a dizer não.
Quando não quero alguma coisa,
simplesmente digo não.

Sem raiva nem emoção.
Um não é só uma negativa.
É nosso limite.

Um direito que temos de decidir o que
desejamos ou não fazer.
A isso se dá o nome de dignidade.
Quando nos colocamos com sinceridade,
dizendo o que sentimos, somos respeitados.


Zíbia Gasparetto

Comentários

  1. Gostei do texto. Grandes médiuns nesta família. Bem vou entender a palavra dignidade como auto-estima. É isso o que tenho e me auto- protejo contra toda e qualquer violência e tentativa de invasão à minha privacidade. Quero paz e sinceridade, o que procuro sempre fazer com os outros. O meu nome já o diz em latim: veritat. Em italiano: verdadeira. Não deixo, também, ninguém passar por cima de mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um café e um amor. Quentes, por favor!

Homens x Tarefas domésticas