Diga NÃO ao PLÁGIO


Já fiz alguns posts alertando para a falta de autoria de frases e textos que postam em redes sociais. 
São fotos bonitas, textos ou frases bonitas também, mas, sem o principal: a devida autoria.   


Por mais incrível que possa parecer, poucas são as pessoas que "curtem ou comentam" esse tipo de post que coloco em minhas páginas no Facebook. Algumas, inclusive, criticam ou comentam que, a partir do momento que postamos em local público, aquilo passa a ser de todos. 
Não é bem assim, claro. 
Não sei se isso é uma inocente ignorância da lei ou uma falta de respeito ao trabalho dos outros. 
De qualquer forma, continuo alertando e essa foto de hoje já postei nas páginas do Facebook.  E como sempre, sem muitos comentários. 


Com tantas ferramentas de busca(embora algumas duvidosas), é só procurar na net e colocar nos posts. Na dúvida, coloca-se " ..." (aspas). Isso aprendemos na escola. Lembro-me bem disso.


Há algumas frases ou textos que, realmente, não tem uma autoria definida(conforme buscas na net); nesse caso é melhor nem postar.
O importante é respeitar as obras. 


FOTOS
No caso de fotos que baixam do Google(às vezes também uso algumas), para ilustrar algum texto, é bom saber se tem o nome. É muito difícil de saber a autoria, nem todas tem. No meu caso, anoto embaixo da foto que a imagem é do Google.
Menah Catelli







Comentários

  1. Olá td bem tenho muita duvida sobre isso, pois tanta gente posta fotos maravilhosas e quando procuro elas estão nas imagens bonitas, lindas, de reflexão etc. inclusive min has cestas tb achei nestas imagens.Vem mh duvida como saber se posso ou não copiar a imagem.
    Adoro suas frases e sempre compartilho sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, desculpe por responder só agora.
      Falha minha. Ainda sou nova no Blogger rsrs
      Mas vou aprendendo. Qto. à sua dúvida, as fotos
      que tenho no blog, na tag "fotos do blog para donwload",
      vc pode fazer o download de qq uma e compartilhar ok?
      A imensa maioria das fotos são minhas e todas tem o nome do autor do texto ou frase. Não posto nada sem autoria.
      bj pra vc e volte qdo. quiser rs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um café e um amor. Quentes, por favor!

Homens x Tarefas domésticas